sábado, 16 de maio de 2009

Monstera Deliciosa (Costela-de-Adão)


A costela-de-adão (Monstera deliciosa) é uma planta que pertence à família das Aráceas, sendo originária do México. As suas folhas são grandes perfuradas e de uma intensa tonalidade verde escura. As flores são aromáticas e o fruto é comestível.
Dizem que é um híbrido de banana e ananás possivelmente porque o sabor tem algumas semelhanças com esses dois frutos e porque a forma comprida se assemelha à banana e a casca é constituída por pequenos hexágonos que fazem lembrar o ananás.
A planta é muito utilizada aqui em Portugal Continental como ornamental, mas dar fruto nunca tinha visto até a 1 ano atrás quando uma que tenho plantada no jardim começou a dar uma flor que parecia uma espécie de capelinha e terminou a cair com um fruto. Na altura fiquei espantada mas não liguei muito.
Este ano voltou a dar e hoje a minha mãe e a minha sobrinha, chamaram-me a atenção para o cheiro agradável que vinha de um desses frutos que tinha caído ontem.
Resolvi fazer uma pesquisa na Net e quando não é o meu espanto é um fruto comestível. Ainda se encontram 4 frutos da costela-de-adão, agora “estamos mortas” que fiquem maduros para provar se de facto é uma delicia como diz o nome. A ver vamos. Uma coisa é certa o nosso clima está a mudar a dois anos a esta parte o meu quintal-jardim tem dado frutos que não são muito habituais.
Tenho tido Chuchus e agora o fruto Monstera Deliciosa para não falar num pequeno abacate que se ainda não deu fruto é porque não o deixo crescer, tenho-lhe podado os galhos para não ficar muito grande.

Sem comentários:

Oratório

Oratório feito da reciclagem de um armarinho já fora de uso...   Se você tem uma crença religiosa e/ou espiritualidade e quer ter um altar e...